O CONHECIMENTO INTUITIVO DE GÊNEROS MÓDULO 3
OBJETIVOS DA SEÇÃO: Identificar diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de usos e linguagens.
A presente atividade foi aplicada na turma da sétima série matutina com 29 alunos no período de três aulas.
Iniciei a aula expondo para os alunos sobre o curso GESTARII, motivando-os de que eles também participariam do curso realizando algumas atividades que serão aplicadas em sala de aula.
Em seguida distrbuí para a turma vários jornais e revistas para que observassem as diferentes variedades textuais, após foi feito uma lista no quadro -negro com os tipos textuais observados. Com isso os alunos começaram a entender melhor sobre os tipos textuais.
Após isso foi distribuído copias do texto I: Biografia de Carlos Drummond de Andrad, texto II: Receita e texto III: Anúncio. Foi feito uma comparação entre os textos e muitas foram as discuções onde foi destacado as características de cada texto.
Após, os alunos foram levados até a biblioteca para pesquisarem em livros de literatura a biografia de outros autores e anotarem alguns itens que acharam interessantes, de volta em sala de aula fio discutido sobre as anotações feitas e foi chegado a uma conclusão sobre quais seriam os elementos necessários em uma biografia, cada aluno escreveu sua própria biografia em terceira pessoa como proposto no avançando na prática e como exemplo a biografia estudada.
Pode-se concluir que os alunos entenderam o que é um texto biográfico e suas características, o que pode ser comprovados com os textos produzidos pelos mesmos.
A presente atividade foi aplicada na turma da sétima série matutina com 29 alunos no período de três aulas.
Iniciei a aula expondo para os alunos sobre o curso GESTARII, motivando-os de que eles também participariam do curso realizando algumas atividades que serão aplicadas em sala de aula.
Em seguida distrbuí para a turma vários jornais e revistas para que observassem as diferentes variedades textuais, após foi feito uma lista no quadro -negro com os tipos textuais observados. Com isso os alunos começaram a entender melhor sobre os tipos textuais.
Após isso foi distribuído copias do texto I: Biografia de Carlos Drummond de Andrad, texto II: Receita e texto III: Anúncio. Foi feito uma comparação entre os textos e muitas foram as discuções onde foi destacado as características de cada texto.
Após, os alunos foram levados até a biblioteca para pesquisarem em livros de literatura a biografia de outros autores e anotarem alguns itens que acharam interessantes, de volta em sala de aula fio discutido sobre as anotações feitas e foi chegado a uma conclusão sobre quais seriam os elementos necessários em uma biografia, cada aluno escreveu sua própria biografia em terceira pessoa como proposto no avançando na prática e como exemplo a biografia estudada.
Pode-se concluir que os alunos entenderam o que é um texto biográfico e suas características, o que pode ser comprovados com os textos produzidos pelos mesmos.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial